Maikson Malaquias

Maikson Malaquias
Querendo ser um super heroi!

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Estresse

... estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.

"Todo estresse é provocado por uma série de pressões, libertando os pensamentos me liberto da pressão."

Em muitas circunstâncias da vida o estresse se destaca, e superar um momento de estresse requer antes de mais nada a sabedoria para lidar com ele.

Uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) demonstrou que o estresse, nas demais variadas formas, atinge cerca de 90% da população mundial. Vale destacar que esse quadro está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças, como câncer, depressão, diabetes e principalmente a hipertensão.

Aqui no Brasil o estresse é um dos principais causadores de infartos, sendo que 132 mil infartos no ano são causados pelo estresse do dia a dia, conforme dados do Ministério da Saúde.

Diante desses dados alarmantes, entendemos que cuidar da saúde, tanto no ambiente de trabalho assim como na vida pessoal, é de suma importância para uma vida mais equilibrada e saudável.

Muitos mecanismos são utilizados para reduzir o estresse um deles é evitar a demasiada atenção que damos ao momento seguinte.

Cuidar da qualidade de vida é fundamental, por isso ter pensamentos positivos é tão eficiente para se viver melhor.

Se você também procura evitar a carga de estresse em sua vida, leia coisas que lhe façam despertar os bons sentimentos.

Sintomas:

1. Dificuldade para dormir

O estresse em excesso é capaz de atrapalhar e muito o sono, pois a pessoa não consegue parar de pensar em seus problemas. "Determinados acontecimentos podem ser facilmente vividos e elaborados por alguns, mas não por outros, que não conseguem encarar a questão". Isso só traz sofrimento e transtornos para a pessoa.

2. Queda de cabelo em excesso

Notar um aumento na queda do cabelo pode ser um indicativo do estresse, mas tudo deve ser analisado de perto por um profissional. "Os sintomas, isoladamente ou somados, ajudam a avaliar se a pessoa estaria vivendo o estresse".

3. Cansaço demasiado

"O estresse obriga a pessoa a parar e olhar para a vida, rever seu ritmo, analisar o que pode e deve ser mudado, aprender a relaxar e se cuidar". Quando as noites de sono não são mais suficientes para acabar com o cansaço, algo pode estar errado.

4. Alergias de pele

Você nunca teve problemas com reações alérgicas e então, da noite para o dia, aparecem irritações na pele? Essa pode ser uma manifestação do estresse. "Nunca devemos pensar que o sofrimento psicológico acontece separadamente do nosso corpo. Nossas emoções, nossos sentimentos, bons ou ruins, sempre se manifestam através do nosso corpo", de acordo com o psicólogo.

5. Gastrite e úlceras

Momentos de estresse elevam os danos causados à parede do estômago, podendo gerar casos de gastrite e úlceras. Quanto maior o tempo que a pessoa permanecer convivendo com os sintomas físicos do estresse, mais o problema se agravará, então nenhum sinal deve ser ignorado.

6.Tensão muscular

"Exercícios físicos regulares ajudam bastante a descarregar as tensões, assim como a prática da meditação. Tente estabelecer limite de horas para trabalhar diariamente". A tensão também pode se manifestar na mandíbula, fazendo a pessoa até ranger os dentes durante a noite.

7. Imunidade baixa

Quadros de estresse intenso podem baixar significativamente a imunidade, acarretando em diversas doenças. O tratamento, porém, pode estar diretamente ligado à rotina que a pessoa leva: "Se a pessoa conseguir mudar seu estilo de vida estressante e cuidar mais de si, estará se tratando adequadamente".

8. Dores de cabeça

Apesar de ser algo considerado "comum", a dor de cabeça não deve ser subestimada. "O estresse está diretamente ligado com a forma como nos relacionamos com nossos objetivos, sonhos, atividades diárias e nosso nível de satisfação com tudo isso".

9. Mudanças de apetite

Tanto o aumento, quanto a diminuição significativa do apetite, repentinamente, podem indicar que algo está errado. "Ao diagnosticar um paciente com estresse, o mais importante na clínica psicológica é poder compreender como o momento que essa pessoa está vivendo".

10. Tonturas

Ficar sob situações extremamente estressantes pode gerar uma certa tontura, por causa da irritação no labirinto, órgão na área interna do ouvido. "Esse tipo de situação ocorre quando o corpo se manifesta para 'lembrar' ou 'avisar' que algo não está bem e precisa ser checado".

Peça ajuda
Se você continuar se sentindo cansado e oprimido, procure a ajuda de um psicólogo. Um profissional de psicologia irá orientá-lo a lidar com as fontes de estresse de forma efetiva. Um psicólogo o ajudará a identificar situações e crenças que contribuem para elevar o estresse crônico. Juntos irão desenvolver um plano de ação para mudar a situação.

Se ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário